NAVEGUE POR CATEGORIA

Salão barulhento tem solução: Lion te ajuda
Secador, o vilão do bem-estar?
De pequenas portas em bairros afastados a elegantes entradas em bairros nobres, existe uma diversidade gigantesca de salões de cabeleireiros no Brasil. Nos salões mais simples ou naqueles que servem champanhe aos clientes, há, porém, uma característica comum, que é o alto ruído, que traz um grande desafio: tornar o salão barulhento em um local mais agradável.
O salão pode ser acalorado por músicas, conversas e ruídos de secadores – ou tudo isso ao mesmo tempo. Esses elementos fazem com que salões de cabeleireiros não se incluam na lista dos estabelecimentos de trabalho mais silenciosos. A grande quantidade de ruído no ambiente pode causar desconforto tanto para quem frequenta quanto para quem trabalha no salão.
De certa forma, ao entrar em um salão, o cliente já está preparado, pois sabe que enfrentará volumes altos de ruído. No entanto, essa característica desfavorece um benefício importante que, teoricamente, o ambiente propõe aos seus clientes: o bem-estar.
Para os clientes, o barulho pode ser considerado, inclusive, um problema, uma vez que o momento que deveria ser de cuidado pessoal pode se tornar um desconforto. A publicitária Lorena Fernandes comenta: “o barulho do salão me incomoda, até porque, ir, por favor?
Além de incomodar muitas pessoas, um salão de cabeleireiro menos barulhento evitaria um famoso efeito: o mal-entendido.
Casos reais:
A situação mais comum entre todas é aquela em que o cliente ou o cabeleireiro fala algo, a outra pessoa pede uma, duas, três vezes para que repita a frase e, no final, acaba sorrindo fingindo que entendeu o que foi falado. Resumindo, ninguém compreendeu nada daquela conversa. Tudo isso acontece por causa do barulho dos secadores usados nos salões.
Essa é uma das cenas clássicas de um salão, mas, às vezes, acontecem pérolas que valem ser compartilhadas, como a situação vivida pela publicitária Cristiane Gimenes. “Estava fazendo o cabelo e as unhas da mão ao mesmo tempo. Por isso, estava virada de costas para o espelho. Pedi à manicure para ver um esmalte vermelho e ela me trouxe um pequeno espelho…”.
Pode até soar engraçado, no entanto, para os profissionais que convivem diariamente expostos à poluição sonora que o secador produz, o assunto é sério. Catia Cristina Macedo é cabeleireira há 26 anos e afirma que o barulho do secador é o que mais a incomoda no salão. “Fico muito cansada e com dor de cabeça. Isso porque trabalho em pé, o dia a dia no salão é corrido e ainda tem a questão do barulho intenso do secador, que fica muito tempo ligado”.
O mesmo acontece com a manicure Danielle Saraiva, a qual comenta que, mesmo depois de sair do salão, parece que o barulho do secador não sai da sua cabeça. Danielle também diz ter dificuldade de entender o que as clientes falam. “Quando atendo cliente por telefone, acabo tendo dificuldade para entender de primeira o que ela quer”.
Por esses e por outros motivos, de alguma forma, eu entendo esse período como um momento dedicado a mim, de relaxamento; o ruído faz com que essa sensação de bem-estar vá embora”.
Clientes incomodados
Em determinados casos, o barulho do salão pode fazer com que alguns clientes se sintam mal. A jornalista Graziela Voltarelli declara que, muitas vezes, se irrita pela quantidade de barulho no salão, sentindo ansiedade para sair rapidamente do local. Um salão de cabeleireiro menos barulhento seria uma grande motivação para se sentir mais à vontade no estabelecimento.
Essas sensações demonstradas pelas clientes, que, na maioria dos casos, são causadas pelo intenso e contínuo barulho dos secadores, refletem o contrário do que um salão de beleza deve proporcionar. Afinal, seu objetivo é fazer com que os clientes se sintam à vontade e relaxados.
Silêncio no salão é um assunto que deve ser considerado pelos profissionais da beleza como um atributo de valor. Afinal, o barulho causado pelos secadores interfere na sensação de bem-estar dos clientes (que podem inclusive diminuir a permanência ou a frequência no salão), bem como afeta diretamente a saúde de cabeleireiros e de outros profissionais do salão.